terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cozinha Mineira na cidade do Rio de Janeiro??

É inacreditável, mas em dois anos de Capital e região metropolitana, nunca encontrei um restaurante de comida mineira por aqui.
Esse último fim de semana eu fui em Volta Redonda, minha terra natal, e por lá, em qualquer esquina existe pelo menos uma feijoada ou uma leitoa assada... ah, que saudades!
Na capital o povo come muita bobeira, salgadinhos, cachorros-quente, pastel de chinês, etc. Esquecem das boas refeições, que sustentam e alimentam. Os mineiros comem muito bem, e eu acho que os gaúchos também (sem piadinhas por favor), pois churrasco é sem dúvida um dos pratos mais saborosos que existe.
Mas esse Rio de Janeiro é muito grande, e eu não conheço quase nada, talvez seja por isso que nunca saí pra comer sem ser alguma massa ou petiscos. São pequenas coisas que me fazem querer ir embora...
Muita gente de Volta Redonda quer vir pra cá, e eu quero voltar. Ou queria...
A Cidade do Aço anda muito violenta, recebendo forasteiros indesejáveis da capital e baixada fluminense. Quando a Polícia Militar fecha o cerco, os bandidos sobem pra Volta Redonda e Barra Mansa, e daí a nossa vida lá fica complicada. Na verdade quero terminar a faculdade e ir pra algum lugar pacato, onde posso andar a pé pra onde quiser sem me preocupar pelas ruas.
O pior sentimento, além da saudade, é o medo constante. O medo em si é bom, pois estimula-nos a encará-lo e vencê-lo, mas o medo constante, esse que temos no dia-a-dia por causa da violência urbana, esse não faz bem pra cabeça, nos deixa pirados, estressados... nos deixa com o comportamento que temos. Somos o resultado da sociedade atual. Se hoje não existe, ou está em extinção, aquele cavalheirismo, a cordialidade, a educação para com os mais velhos, a tolerância; é porque a sociedade de hoje é diferente de outrora (sempre quis colocar isso em uma frase minha! xD)!!
Mas no interior as coisas demoram a chegar, e as pessoas de lá só olham pro lado negativo. Um filme que chega depois de estar meses em cartaz na capital, um produto, um serviço como os de internet rápida, uma peça de teatro, uma boate itinerante, etc. E se esquecem da violência, assaltos, assassinatos, brigas na porta de boate, seqüestros, covardias, tiroteios.
Só quem vive os dois lados, capital e interior, pra poder comparar um com o outro.
Agora, como deve ser morar em São Paulo?

Um comentário:

Kérow More Ice disse...

Eu conheço dois: um em Botafogo, para quem vem pela Lagoa, se não me engano, e um em Niterói (nesse eu nunca fui, mas já ouvi falar MUITO bem), em Sao Francisco.

Sou apaixonada por comida mineira!