terça-feira, 9 de setembro de 2008

Cidade grande = Cultura pequena?

Lembro-me quando cheguei em SG, mais precisamente na faculdade.
Todos me olhavam como O DIFERENTE, por causa do meu estilo rock 'n roll, totalmente contrário à predominância da "cultura funk carioca" que reina por aqui.
Aos poucos a curiosidade dos nativos foi superando o impacto inicial que eu causei e eles vieram falar comigo, e é claro, a maioria perguntava:
- Você gosta de rock? Toca alguma coisa?
A resposta programada era essa:
- Sim. Toco violoncelo.
E para o meu espanto, quase uns 98% das pessoas NÃO SABIAM O QUE ERA UM VIOLONCELO! Imaginavam um violão grande, ou nem isso. Alguns nunca tinham se quer ouvido falar em violoncelo!
Mas também, pra um pessoal que idolatra funk do tipo "Senta, senta, senta, vai sentando, vai sentando..." e num sai disso!
Não que isso seja uma crítica às pessoas que gostam de funk, até pq eu aprendi a gostar quando vim pra cá e vi como as garotas dançam esse trem... tadinhas, tentando imitar a Melancia, a Melão, Maçã... essas mulheres que são frutas apetitosas sabe?
É que as pessoas daqui parecem que vão ficar nisso pra sempre, sem conhecer coisas novas!
Claro, a música deveria ser matéria obrigatória nas escolas, assim como a Educação Física e a Matemática (IECA!). Assim, as pessoas desde novinhas (tão vem sentando!) teriam contato com a música, com instrumentos e principalmente com o prazer de fazer música!
Não é só o esporte que tira as crianças das ruas e das drogas, a música também!

Um comentário:

Kérow More Ice disse...

BRAVO! Concordo com vc. Sabe, fiz Produção Cultural, conheci muita gente interessante. Por muitas vezes, eu é que me sentia burrinha. Mas sei que isso que vc disse é totalmente verdadeiro, muita gente na capital não tem "tempo" de sentar e ler um livro ou escutar uma música diferente. Não vou dizer "melhor" porque isso de gosto é relativo, mas vá lá: diferente. É preciso dar uma chance aos grandes mestres!