domingo, 7 de setembro de 2008

Hoje é Feriado??

Como esquecer este dia em que o Brasil se tornou independente de Portugal com o grito do Ipiranga? Como?? Será possível que este acontecimento não é importante? Será que Dom Pedro I não fez nada de mais? Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República, são todos a mesma coisa?
Alguém aí lembra o dia da proclamação da república de cabeça?
Quando algum feriado destes cai em dia de semana, todos já associam à 1) não trabalhar, 2) churrasco, 3) balada na noite anterior; mas, é feriado de que? Dia de que ou de quem?
Ah, isso ninguém lembra!
Pois é meus amigos, hoje, 07 de setembro de 2008, comemora-se 186 anos de independência do Brasil de Portugal.
E parece que a nossa história está se perdendo com o passar do tempo. As crianças não sabem de datas importantes desde que as escolas pararam de fazê-las decorá-las. Eu também acho chato, mas daqui a algum tempo curto, nem mesmo os adultos saberão as datas que marcaram a nossa história, mas sobre o 11 de setembro de 2001 todo mundo sabe.
Seria por que é mais recente?
Não, não mesmo. Hoje, domingo, o Fantástico não vai fazer nenhuma reportagem sobre as lutas de libertação do Brasil, como as que precederam a nossa independência. Quando muito, o Cid Moreira vai dizer com aquela voz fúnebre de narrados da Bíblia Sagrada "HOJE, DOMINGO, 07 DE SETEMBRO DE 2008, DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, ESTÁ COMEÇANDO O FANTÁSTICO!" E eu estou sendo camarada! Pode ser que AO FINAL do mesmo programa, o Zeca Camargo diga "..E hoje é o dia da independência do Brasil" e terminar o programa.
Em fim, não teremos dado a devida atenção e o devido respeito para com esta data.
Mas dia 11....
Não só o Fantástico, como toda a imprensa brasileira vai estar relembrando o ataque às torres gêmeas do World Trade Center, com imagens, depoimentos dos parentes das vítimas, das equipes de resgate... eu sei que vai passar um filme sobre o que aconteceu dentro do avião.
E filme sobre a nossa independência? Sobre qualquer coisa da nossa história?
Nada... nem lembrando nós estamos... Pare uma criança na rua e pergunte se ela sabe que hoje é feriado...
E aí, como fazer pra mudar essas coisas? Não é simples!
Todos sabem que os brasileiros são mais ou unicamente patriotas durante a Copa do Mundo de Futebol, então, quando a Copa for realizada TODOS OS ANOS e a nossa Seleção vencer TODAS, aí sim, TALVEZ nós consigamos mudar o sentimento de patriotismo, de amor ao Brasil.
Só pra ninguém esquecer, hoje 07 de setembro, é o DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL!

Nenhum comentário: