quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sana X Maromba

Ainda nessa das diferenças, vou contar-lhes sobre um lugar bem legal que conheci perto de Casimiro de Abreu: Sana!
De Casimiro eu já tinha ouvido falar, quando o time de lá foi em Volta Redonda enfrentar o tri-color de aço pela segundona carioca em 2004, mas o Sana, conheci quando lá cheguei.
É um lugar que poderia ser melhor, mas é muito bom. Montanha, chachoeira, pracinha, estilo hippie sabe? Só de falar sinto muita saudade de Maromba, na vila de Visconde de Mauá, longe daqui, porém bem melhor do que o Sana.
Maromba é mais longe ainda dos centros do que o Sana, que é mais perto da região metropolitana e por tanto vai muito mais pessoas pra lá, já em Maromba, que fica perto de Itatiaia, é muito mais longe de qualquer grande centro, por isso eu acho que é mais limpa e mais tranquila.
Esta é a cachoeira do Véu da Noiva, em Maromba. Um ponto turístico pela sua beleza natural, sua formação e preservação por parte tanto dos moradores locais quanto dos visitantes mais assíduos de lá. Da última vez que fui por aquelas bandas, o movimento estava intenso, já que era um feriado e 7 de setembro.
Lembro-me que fui com o dinheiro EXATO das passagens e do camping. Nem pra comer eu tinha grana, foi um fim de semana de pindaíba e larica total!
Mas nada que assuste um ex-combatente!


No Sana, quando fui pela primeira vez, também passei aperto. Fui com o pessoal da faculdade, e na hora de voltar, que seria na última kombi de domingo a tarde, perdemos a infeliz condução e, sem grana pra pagar mais uma noite de camping, dormimos em frente à igreja, na praça do centro do vilarejo. Lembro que estava aquele frio típico de clima de montanha, então o pessoal arrumou uma cachaça braba que eu me recusei a tomar, e fiquei só nos restos de sanduíches que tínhamos. Ficamos acordados até não agüentar mais. Eu dormi como uma criança no chão duro de cimento, e se não é o povo me acordando cedo, eu perderia a primeira kombi que descia pra Casimiro. Durante a viagem de volta para São Gonçalo, entre baldeações e esperas, eu dormi totalmente tordo dentro das vans, e cheguei em casa faminto. Ataquei um pão duro como se fosse salmão grelhado! Essa foto retrata o início da noite ao relento. E voltei ao Sana em uma outra oportunidade, com uma amiga, e dessa vez as coisas foram diferentes. Comemos e dormimos muito bem nos dias que passamos lá. Mesmo o Camping operando em alta. Desta vez o Sana estava cheio, com aqueles indivíduos que colocam no seu carro um som que vale o dobro do preço do próprio automóvel, e fican pelas ruas obrigando todo mundo a ouvir geralmente os funks do Rio. Ou seja, quem vai lá pra relaxar, como eu, DANÇA! - Cabrito Tevez "Dança? Dança?" - Depois de sermos esfaqueados nos olhos, fomos para um lugar chamado Aldeia Velha, creio que ainda é Casimiro de Abreu, onde havia um evento chamado Aldeia Rock Fest, Rock n' Roll do muuuuito bom, e parecia Woodstock! Bebidas, camping e música, sem falar no que não pode =P
Mas mesmo com tudo isso, ainda prefiro a tranqüila Vila de Maromba, onde realmente me escondo quando não quero ser incomodado!

3 comentários:

Unknown disse...

Aê velho... maneiro o texto...
Mas SANA é MACAÉ ... e não Casimiro... Aldeia Velha sim...

[ ]s

Tati Penha disse...

O Sana é uma pequena vila localizada na serra entre Casimiro de Abreu e Macaé. Criada as margens do Rio Macaé. É perto de Macaé mas ainda é Casimiro. Realmente um ótimo lugar para arejar e apreciar a natureza.

Priscilla disse...

Sanaa é lindo e maravilhoso ... e é com certeza distrito de Macaé.