segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Educação no Supermercado

Quando faço compras aqui em São Gonçalo, em qualquer mercado dessas grandes redes, eu noto uma diferença infinita na educação dos seus funcionários em relação aos funcionários dos Supermercados modestos de Volta Redonda. Na cidade do aço, TODOS os funcionários são educados, sorridentes e parecem que estão trabalhando na quitanda da própria família, sabe?
Em São Gonçalo, os funcionário atendem os clientes de forma mecânica, não tentam agradar e muito menos ter alguma afinidade ou simpatia pelo cliente.
Prestem atenção na diferença.

Compras em algum mercado de Volta Redonda:

Caixa do Mercado: Bom dia!
FR: Bom dia! Tudo bem?
Caixa do Mercado: Tudo e com o senhor? (disso eu não gosto muito, mas são treinados pra falar assim...)
FR: Tudo bem!
- Enquanto passa as compras, o(a) Caixa do Mercado se mantém sorridente e disposto a dar total atenção para algo que eu queira falar. As vezes até comenta sobre algum produto que eu esteja comprando. Ao terminar de passar as compras e ajudar a empacotá-las:
Caixa do Mercado: Mais alguma coisa senhor?
FR: Não, só isso mesmo.
- Eu pago -
Caixa do Mercado: A nota fiscal. Obrigado e um bom dia!
FR: Obrigado, e bom dia pra você também!

Agora uma compra em algum mercado de SG:
- Eu chego no caixa. O funcionário ÀS VEZES diz "Bom dia", mas isso é uma exceção. Vamos pelos mais comuns. Eu olho para a funcionária (geralmente uma moça), ela DESVIA do meu olhar e se concentra diretamente nos produtos. Ela vai passando as compras em SILÊNCIO TOTAL. Ao terminar, ela diz:
Caixa do Mercado: Mais alguma coisa?
FR: Não, obrigado. Só isso mesmo.
- Ela diz o valor total da compra. Eu pago e ainda tenho que empacotar tudo porque esqueci que ela não ajuda. Ela me dá a nota e já parte para atender outro cliente, mesmo que nossas compras se misturem.

E pra mudar um pouco de assunto, ontem eu estava em casa o dia inteiro, e tive a péssima idéia de sair, ver pessoas, movimento, ou seja, peguei meu riocard expresso e parti de ônibus para o Shopping SG.
Cheguei lá, aquele lugar estava LOTADO! E como eu detesto lugares cheios! Me sinto mal, não dá pra andar, todo mundo te atrapalha, você nem respira direito...
Fiz meu ritual sagrado de quando vou ao Shopping: Joguei Street Fighter II! Pelo menos me diverti por alguns minutos. Daí decidi comer uma torta alemã numa banquinha de tortas que tem em frente à entrada do cinema. Quando cheguei, haviam 2 pedaços da torta. Uma moça que estava na minha frente comprou um pedaço. O próximo a ser atendido era eu. Uma atendente gordona estava lavando uma espátula de cortar as tortas. Me olhou com uma cara de ranzinza, parecia que estava furiosa e descontaria sua raiva toda em mim. Assim que terminou, foi para o outro lado da banquinha. NÃO ME ATENDEU!
Havia uma outra moça, magrinha, atendendo a mulher que estava na minha frente.
A gordona ficou lá do outro lado da banquinha, de costas pra mim, até que chegou outro pessoal, e ela os atendeu prontamente.
A magrinha me olhou e disse "Só um minuto que eu já vou te atender tá?"
Fazer o que né? Esperei.
Eis que a gordona vende o último pedaço da torta alemã para o pessoal que ela passou na minha frente. A minha esperança era de que houvesse outra torta alemã para ser partida. Mas não havia.
A moça viu que me sacanearam e esboçou um sorriso sem graça, me oferecendo outras tortas. Eu balancei a cabeça negativamente e fui embora, pensando "Nunca mais como aqui!"
Daí, já estressado com aquele monte de gente e com o ocorrido, cumpri minha missão, fui ao habib´s, comprei uma daquelas caixas cheias de esfihas e voltei pra casa para esperar o jogo da Seleção.
Ou seja, ainda tenho que aprender que nos finais de semana, o shopping não serve pra mim.

2 comentários:

Lorena disse...

Até que em alguns lugares aqui no RJ as pessoas são educadinhas.
Dá um desconto.. é São Gongolo!

=}

Beijo

Kérow More Ice disse...

Vc deveria ter procurado o gerente da loja.