sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

E que venha 2009!

Na verdade já veio. Até que começo esse ano mais animado, pois faltará "apenas" este mais metada de 2010 para terminar minha vida naquela possílga.
Sei que vou sentir falta de muita gente, mas não do lugar, isso com certeza!
Mas venho contar como foi minha virada de ano, não que seja do interesse de alguém o que faço ou deixo de fazer, mas além disso, quero fazer uma denúncia!
Fui, mesmo sem grana, para Trindade, uma vila perto de Paraty - RJ, na região da costa verde fluminense.

VERDE???

Um dia aquilo deve ter sido sim, verde, natural, limpo, e com raízes da cultura hippie, rasta, entre outras do gênero.

Pois o que eu vi lá foi algo desanimador. Não foi porque dormi na caçamba da saveiro e o Espectro na cabine, nem porque comemos pão de forma com queijo a semana toda, ou porque tivemos que tomar banho escondidos (nada de juntos!) no camping onde a galera da bufunfa ficou, ou também porque algumas pessoas que estavam com a galera lá não foram com a nossa cara. Que se foda os problemas NOSSOS, pessoais, mas nao posso deixar de registrar os problemas DO LOCAL.

MUITA GENTE. MUITO MAIS DO QUE O LOCAL SUPORTA.
Sim, amigos leitores. Todos vocês sabem que eu faço faculdade de Geografia e que minha área preferida é meio ambiente. Eu não poderia deixar de ter reparado então, na natureza do lugar. Realmente é lindo, mas poderia (e com certeza já foi) melhor.
Não estou dizendo que o lugar deveria parar no tempo, mas sim, que deveria ser ecologicamente explorado, com um ecoturismo bem estruturado. O que eu vi por lá foi lixo, MUITO LIXO MEEEESMO!!! 
Sacolas de plástico jogadas na praia e nas cacheiras, papel, garrafas pet, guimbas de cigarros e etc.
Tenho uma pequena tese sobre isso: O asfaltamento da estrada de acesso à Trindade.
Antes, quando era estrada de chão, muita gente pensava duas vezes em colocar seus carros em tal situação, ou seja, só ia pra lá quem REALMENTE gosta do LOCAL, que vai pra CURTIR a natureza e o que ela tem a oferecer.
Agora, vai todo e qualquer tipo de pessoas, que são mais consumistas do que turistas, e o PIOR disso tudo, é que a população local parece ter embarcado nessa idéia, de que o turismo trás dinheiro.
Sim, lógico que trás. Mas em um lugar como este, em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR deve-se tratar da questão ambiental, que é a fonta desse turismo. Do jeito que tá, logo logo vai acabar, e Trindade será destruída!
A prefeitura de Paraty deveria olhar para lá com muito mais carinho.

Agora você pode pensar "Mas o asfalto foi bom pra quem mora lá, pois melhora a locomoção deles"

Sim, eu também vi por esse lado. Então, já que estão recebendo tanta gente (cara, aquilo fica lotado que nem dá pra andar pelas ruas direito!), deveria ter uma educação para os turistas, e um carionho maior da parte de TODOS para com a natureza do lugar.
O que eu posso fazer por enquanto é NÃO VOLTAR LÁ, para não ajudar a detonar com Trindade. Talvez no próximo Revellon (sei lá como escreve essa porra) eu volte lá, para fazer um ESTUDO do local, e um documentário bacana sobre as pessoas de lá e os turistas.
A educação das crianças de lá, pode ser a salvação de Trindade, eu aposto nisso.

Imaginem como sobrecarregou a rede de esgoto de lá? Se é que tem isso! Pra onde foi o cocô de todo mundo que deu a descarga nos banheiros das pousadas? 
Quantas pessoas sujaram as águas das cachoeiras com protetor solar? Com óleos para o corpo? Com o lixo?
Trindade precisa sim, URGENTE de ajuda, ou então sua beleza natural vai ser devastada pelo conjunto EXPLORADORES LOCAIS e EXPLORADORES TURISTAS.


Um comentário:

Kérow More Ice disse...

Depois do réveillon de 2007, em que eles já nem deixavam mais carros subirem, eu nunca mais voltei. Foi-se a época em que aquilo lá era bacana...