segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aula de Geografia - As praias de Volta Redonda

Todo mundo sabe quea posição geográfica de Volta Redonda não permite que a mesma possua um litoral praiano. Volta Redonda fica no Vale do Paraíba Fluminense, em meio a colinas e rios afluentes do Paraíba.
Mas quem é cidadão de Volta Redonda sabe que SOCIALMENTE, a cidade possui várias praias. Basta que chegue o verão e isso vem a tona, pode ser provado e comprovado, assim como uma experiência de laboratório.
As "praias de aço" mais famosas são Perequê e Frade. Em uma semana de sol, ou até mesmo de tempo nublado, você pode ir a uma dessas duas praias de Angra dos Reis, que ela está tomada por Voltarredondenses. Geralmente a parte mais pobre da população vai pra lá. Possuem casas ou parentes por esses lugares, e quando viajam com estes destinos, lotam 2 ou 3 carros de amigos para poderem curtir a praia e dividir as despesas!
Já o povo mais rico, ou que não gosta de se misturar com a "gentalha", prefere as praias de Cabo Frio, na região dos lagos. Basta olhar no orkut de seus amigos de Volta Redonda. Com certeza, o povo de VR adora mostrar que foi à praia! Várias fotos no orkut e no msn, para mostrar que ficaram fritando à milanesa ao sol. Piores são as meninas namoradeiras, essas que trocam de namorado todo ano, ou até em prazos menores.
CADA ANO vão à praia com um namorado diferente, e tiram aquela renca de fotos com o "amor da vida" delas, e no ano seguinte, quando você vai ver, nota que o loiro de olhos azuis agora é um negão do cabelo tipo Cumpadre Washington!
Esse tipo de "migração sazonal" dos Voltarredondenses é muito comum. Alguns se arriscam nas praias do litoral paulista, mas é a minoria que não quer encontrar seus credores nessas outras praias já ditas à cima. Paraty também passa a ser um ponto "tri-color de aço" no litoral.
Mas é isso aí, curtir a vida enquanto se está vivo! 
E você, vai a qual praia nesse verão?

Volta o Cão Arrependido...

Após um final de semana em VR, tenho que encarar a volta para São Gonçalo. Cada vez mais eu tenho motivos para ODIAR uma segunda-feira.
Antes era acordar cedo por causa da escola, primeiro dia da semana. Acho que não existe um mortal com uma vida normal na Terra que goste de uma segunda-feira. Como diria o mestre Ary Toledo "Nem as putas" devem gostar. Ô diazinho infeliz!
Você que trabalha, sabe que ainda faltam 5 dias para chegar a tão sonhada sexta-feira, você que estuda, idem, você que é vagabundo sabe que seunga-feira não costuma ter balada, em fim!
Tem sim alguma vantagem, como cinema mais barato. Mas eu não consigo aproveitar desse "bônus" pois não arranjo tempo.
Só de pensar que ontem passei a tarde pescando, e hoje volto pro meio daquele calor infernal! AAARRRGGGHHH!!!!
Sério, sexta-feira quando vim embora de SG, lá fazia em torno de 33ºC DE NOITE!
Quando cheguei em VR, os termômetros marcavam 22ºC! Fresquinho! Dava vontade de ficar na rua, enquanto em SG não se tem ambiente, nem em casa, nem na rua, o calor abafado faz aquele odor peculiar da cidade se propagar... 
E eu ainda tenho que voltar pra lá! Pelo menos essa semana estarei menos enrolado com provas e poderei ir na praia em Niterói! Daí sim, melhoram as coisas! Praia, visual bonito e tals... 
Tá certo, eu adoro minha cidade, mas se aqui tivesse praia e/ou cachoeira seria melhor, não vivo sem isso. Acho que tenho necessidade de viajar pra poder revigorar as forças física e mental!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ansioso, eu? Só depois de velho!

Nunca fui um cara ansioso. Sempre soube esperar por tudo. Mesmo quando criança, quando eu ia ganhar algum presente, de aniversário ou natal, eu sempre soube esperar o dia certo para abrí-los e brincar.
Mas agora, depois de velho (quase 25 anos), me vejo um cara ansioso para com uma coisa: IR PRA CASA!
Hoje, sexta-feira, dia de sair da última aula da faculdade e ir para o Rio de Janeiro pegar o ônibus para Volta Redonda. Sim, uma ida pra casa pois eu não aguento (sem trema fica muito escroto!) mais ficar nessa sauna de SG. Mas, até chegar esse dia de hoje.... CARACA!! Como eu fiquei agitado! Doido pra esse dia chegar logo!!
Essa semana então pra mim demorou uma eternidade! Noites mal dormidas, sonhos que se passavam em VR, saudades dos meu amigos, vontade de nunca mais voltar pra São Gonçalo...
Tá certo que, há pessoas que ajudam a amenizar essa ansiedade, e alguns eventos, como o ensaio da Porto da Pedra, aqui em frente à faculdade. Mas mesmo assim, a vontade de ir logo pra terrinha é imensa!!
Mas como nem tudo são flores, ainda tenho que esperar acabar a última aula do dia, pra aí sim, poder ir embora, chegar em VR, ver a mamãe que não viajou, jogar aquela sinuquinha com os amigos e curtir a "night" de VR, na rua do cana =P

sábado, 10 de janeiro de 2009

"Ai de você se me aparecer aqui emcasa com mulher mais velha ein??"

Sim, esse sempre foi o discurso da mamãe Rossi. Minha vida toda ela me alertou do seu desgosto por mulheres digamos, mais "experientes" do que eu.
Não que eu tenha arrumado uma, mas tenho andado sim, bastante, com uma moça da casa dos 30, que quem olha, não dá 25!
Não só pelo corpo (e que corpo!), mas pelo alto astral que dá inveja a meninas de 18!
Não que eu esteja dando peguete (quem sabe?), mas está sendo muito interessante.
Eu sempre andei com pessoas mais novas, no máximo da minha idade, principalmente depois que reprovei a 6ª série (ano ruim...), e na faculdade a vida da gente muda. Pessoas de todas as idades convivendo juntas, então é mais que necessário que eu evolua intelectualmente, mas nada de ficar falando sobre escritores caducos como Ruy Bobeira ou Milton Santos, Paulo Freire, esses alguéns! Digo, ser mais atencioso para a vida! O que esperar de mim mesmo para o futuro, pensar no que sou, como sou e o que quero de mim mesmo.
Vendo o que a TV teria para me proporcionar num início de tarde de sábado, passei pela TV Brasil, justamente quando o Castelo Rá-Tim-Bum estava no ar, no quadro do Tele Kid, o famoso "Porque sim não é resposta!" e lá estava o magnífico Marcelo Tas, hoje no CQC da Band, então pensei "O que será que estarei fazendo, ou onde estarei, daqui há 10 anos?"
É uma crueldade, pensar no futuro. Tenho certeza que o Tas, naquele tempo de TV Cultura, jamais havia pensado em fazer o que faz hoje. Claro, que ele voltou às raízes, mas é uma coisa interessante. Não consigo me ver com 35 anos, e já estou quase com 25.
Então, minha amiga (sério) tem muita coisa pra me contar, mesmo estando com raízes aqui em SG, e me dizendo que não se vê longe ou tão longe da família.
Mas e eu? Nunca pensei nisso! No momento penso somente em me formar e sair logo daqui!
Por falar em sair daqui, ontem vi um resultado que me animou muito. Fui o 6º colocado no concurso para professor do município de Engenheiro Paulo de Frontin, sem contar a prova de títulos!
Se eu conseguir manter a vaga lá até me formar, me vejo sim, dando aulas num lugarzinho tranquilo e bem acolhedor!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

E que venha 2009!

Na verdade já veio. Até que começo esse ano mais animado, pois faltará "apenas" este mais metada de 2010 para terminar minha vida naquela possílga.
Sei que vou sentir falta de muita gente, mas não do lugar, isso com certeza!
Mas venho contar como foi minha virada de ano, não que seja do interesse de alguém o que faço ou deixo de fazer, mas além disso, quero fazer uma denúncia!
Fui, mesmo sem grana, para Trindade, uma vila perto de Paraty - RJ, na região da costa verde fluminense.

VERDE???

Um dia aquilo deve ter sido sim, verde, natural, limpo, e com raízes da cultura hippie, rasta, entre outras do gênero.

Pois o que eu vi lá foi algo desanimador. Não foi porque dormi na caçamba da saveiro e o Espectro na cabine, nem porque comemos pão de forma com queijo a semana toda, ou porque tivemos que tomar banho escondidos (nada de juntos!) no camping onde a galera da bufunfa ficou, ou também porque algumas pessoas que estavam com a galera lá não foram com a nossa cara. Que se foda os problemas NOSSOS, pessoais, mas nao posso deixar de registrar os problemas DO LOCAL.

MUITA GENTE. MUITO MAIS DO QUE O LOCAL SUPORTA.
Sim, amigos leitores. Todos vocês sabem que eu faço faculdade de Geografia e que minha área preferida é meio ambiente. Eu não poderia deixar de ter reparado então, na natureza do lugar. Realmente é lindo, mas poderia (e com certeza já foi) melhor.
Não estou dizendo que o lugar deveria parar no tempo, mas sim, que deveria ser ecologicamente explorado, com um ecoturismo bem estruturado. O que eu vi por lá foi lixo, MUITO LIXO MEEEESMO!!! 
Sacolas de plástico jogadas na praia e nas cacheiras, papel, garrafas pet, guimbas de cigarros e etc.
Tenho uma pequena tese sobre isso: O asfaltamento da estrada de acesso à Trindade.
Antes, quando era estrada de chão, muita gente pensava duas vezes em colocar seus carros em tal situação, ou seja, só ia pra lá quem REALMENTE gosta do LOCAL, que vai pra CURTIR a natureza e o que ela tem a oferecer.
Agora, vai todo e qualquer tipo de pessoas, que são mais consumistas do que turistas, e o PIOR disso tudo, é que a população local parece ter embarcado nessa idéia, de que o turismo trás dinheiro.
Sim, lógico que trás. Mas em um lugar como este, em PRIMEIRÍSSIMO LUGAR deve-se tratar da questão ambiental, que é a fonta desse turismo. Do jeito que tá, logo logo vai acabar, e Trindade será destruída!
A prefeitura de Paraty deveria olhar para lá com muito mais carinho.

Agora você pode pensar "Mas o asfalto foi bom pra quem mora lá, pois melhora a locomoção deles"

Sim, eu também vi por esse lado. Então, já que estão recebendo tanta gente (cara, aquilo fica lotado que nem dá pra andar pelas ruas direito!), deveria ter uma educação para os turistas, e um carionho maior da parte de TODOS para com a natureza do lugar.
O que eu posso fazer por enquanto é NÃO VOLTAR LÁ, para não ajudar a detonar com Trindade. Talvez no próximo Revellon (sei lá como escreve essa porra) eu volte lá, para fazer um ESTUDO do local, e um documentário bacana sobre as pessoas de lá e os turistas.
A educação das crianças de lá, pode ser a salvação de Trindade, eu aposto nisso.

Imaginem como sobrecarregou a rede de esgoto de lá? Se é que tem isso! Pra onde foi o cocô de todo mundo que deu a descarga nos banheiros das pousadas? 
Quantas pessoas sujaram as águas das cachoeiras com protetor solar? Com óleos para o corpo? Com o lixo?
Trindade precisa sim, URGENTE de ajuda, ou então sua beleza natural vai ser devastada pelo conjunto EXPLORADORES LOCAIS e EXPLORADORES TURISTAS.